
O Google lançou nesta quarta-feira (05) um novo modo de pesquisa baseado em inteligência artificial. Batizado de AI Mode, o mecanismo utiliza uma variante do modelo de linguagem (LLM) Gemini para responder a qualquer pergunta do usuário com informações extraídas da internet.
A novidade é uma evolução do recurso “Visão Geral criada por IA”, lançado em maio de 2024 e disponível no Brasil desde agosto. Segundo o Google, o novo modo de busca amplia o gerador de resumos com maior capacidade de raciocínio e funções multimodais.
Diferentemente da busca tradicional, que exibe links para páginas relacionadas aos termos pesquisados, o AI Mode gera respostas diretas, utilizando informações disponíveis na web. Além disso, todas as afirmações da IA são acompanhadas de referências a notícias e sites, permitindo que o usuário consulte as fontes originais.
Como funciona o AI Mode?
O AI Mode adota uma técnica chamada “query fan-out”, que realiza múltiplas buscas relacionadas à pergunta do usuário. O objetivo é sintetizar uma resposta mais detalhada, cobrindo diferentes subtópicos extraídos de diversas fontes.
“Essa abordagem permite acessar informações mais amplas e profundas do que em uma pesquisa tradicional no Google”, explicou a empresa.
Se um usuário pesquisar “Qual a diferença nos recursos de monitoramento de sono entre um smartwatch, um relógio inteligente ou um colchão inteligente?”, a IA fornecerá uma resposta enriquecida por conteúdos de diferentes origens. Além disso, o buscador pode continuar a interação com perguntas relacionadas.
“Ajudar as pessoas a descobrir conteúdo na web ainda é nossa principal abordagem. Com o AI Mode, tornamos a exploração e a tomada de decisões ainda mais fáceis”, disse o Google.
Disponibilidade limitada para assinantes
Inicialmente, o AI Mode está disponível apenas para testes dentro do Search Labs, plataforma do Google voltada para recursos experimentais. No entanto, por enquanto, somente assinantes do Google One IA Premium podem acessar a ferramenta.

Atualmente, o plano Google One IA Premium custa R$ 96,99 por mês e oferece, além do AI Mode, 2 TB de armazenamento em nuvem, assistente de escrita com IA integrado à suíte do Google, maior limite de uso do NotebookLM Plus e outros benefícios.
Para ativar o AI Mode, basta acessá-lo pelo Search Labs
Google promete melhorias ao longo do tempo
Por se tratar de uma ferramenta experimental, o AI Mode passará por aprimoramentos antes do lançamento oficial. Segundo o Google, um dos próximos ajustes incluirá respostas mais visuais, além da incorporação de informações geradas por usuários, como postagens em redes sociais.
Também nesta quarta-feira (5), a empresa anunciou nos Estados Unidos a chegada da “Visão Geral criada por IA” alimentada pelo novo modelo Gemini 2.0. A nova versão aprimora o desempenho ao lidar com perguntas mais complexas, como codificação, matemática avançada e entradas multimodais.
Outra mudança importante é que a “Visão Geral criada por IA” agora funciona sem necessidade de login e também estará disponível para contas de adolescentes.
Cuidado ao confiar em IA
Embora o Google prometa respostas mais ricas e baseadas em múltiplas fontes, o AI Mode ainda pode cometer erros. Afinal, nas primeiras semanas de funcionamento, a “Visão Geral criada por IA” do Google recomendou, por exemplo, adicionar cola branca à pizza para melhorar a aderência do queijo—um dos casos mais notórios de alucinações de IA.
Modelos generativos frequentemente apresentam falhas na interpretação e podem entregar respostas imprecisas, falaciosas ou mal sintetizadas.
No entanto, segundo o Google, a nova versão da IA foi treinada para priorizar a factualidade e respaldar suas afirmações com dados verificáveis. O modelo também terá um cuidado especial ao abordar tópicos sensíveis.
Caso a IA não consiga responder a uma pergunta com precisão, ela pode simplesmente sugerir uma lista de links relacionados ao tema.
Mesmo assim, o Google admite que erros ainda podem ocorrer. “Isso não significa que o modelo não cometerá equívocos. Na verdade, é bem provável que aconteça, assim como com qualquer tecnologia de IA de ponta recém-lançada”, afirmou o vice-presidente de produtos do Google Search ao TechCrunch.
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