Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia

Estudantes participam do Ler - Salão Carioca do Livro, na Biblioteca Parque, no centro do Rio.

 

Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia——

A educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia, com escolas fechadas por aproximadamente um ano. Nesse período, as instituições buscaram maneiras de manter o ensino por meio de atividades remotas, com ou sem o uso de tecnologia.

 

A pesquisa revela um aumento na porcentagem de escolas conectadas em comparação a 2020, no início da pandemia. Naquele ano, 98% das escolas urbanas de ensino fundamental e médio já tinham conexão com a internet. Em 2022, esse número subiu para 99%. Nas escolas localizadas em áreas rurais, a porcentagem passou de 52% em 2020 para 85% em 2022. No caso das escolas públicas, a porcentagem subiu de 78% para 93%, enquanto nas particulares, de 98% para 99%.

 

Entretanto, ter acesso à internet não é suficiente. A pesquisa ressalta que a presença de equipamentos nas escolas para acessar a rede é crucial. Apenas 86% das escolas públicas estaduais possuem dispositivos como notebooks, desktops ou tablets para uso dos alunos, o que significa que 14% delas ainda não têm esses equipamentos. Nas instituições municipais, essa porcentagem é ainda menor, chegando a 49%. Em áreas rurais, apenas 38% possuem esses dispositivos, enquanto nas áreas urbanas, a taxa é de 78%. Entre as escolas particulares, 80% possuem equipamentos para uso dos alunos.

 

A pesquisa também destaca o aumento na velocidade da internet nas escolas. No início da pandemia, apenas 22% das escolas públicas estaduais e 11% das municipais tinham velocidades de conexão iguais ou superiores a 51 megabits por segundo (Mbps). Para as escolas particulares, essa porcentagem era de 32%. Atualmente, 52% das escolas estaduais, 29% das municipais e 46% das particulares relatam ter essa velocidade ou mais em suas conexões.

 

Em resumo, as escolas brasileiras estão progredindo na ampliação de sua conectividade à internet, mas ainda enfrentam desafios relacionados à disponibilidade de dispositivos e à qualidade da conexão, especialmente em áreas rurais e escolas municipais. Esses fatores desempenham um papel crucial no acesso dos alunos à educação online e nas atividades educacionais que dependem da internet.

 

Clique aqui para acessar a pesquisa

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