O mundo moderno vem trazendo à tona vários questionamentos nas situações relacionadas ao trabalho, e talvez a principal delas seja a relação entre os termos “chefe” e “líder”, no que diz respeito as diferentes formas de gestão de pessoal.
Muitos confundem os dois termos, pois ambos estão voltados para posições de poder, porém existem grandes diferenças, que estão ligadas ao modo como o indivíduo exerce o poder atribuído a ele.
Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe. Geralmente, o líder ocupa uma posição que lhe dá poder e proporciona tomadas de decisão, tendo conhecimento e experiência para isso.
O chefe é uma pessoa que comanda um grupo, um departamento ou uma organização, sendo procurado para a solução de problemas. O líder também está à frente, porém suas ações influenciam o comportamento das outras pessoas para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível. Portanto a diferença está na forma de exercício desse poder.
Diferenças entre líder e chefe
Dentre as muitas diferenças entre os dois termos, algumas podem ser citadas claramente. O líder orienta; o chefe, manda. O líder trabalha em equipe; o chefe vê apenas indivíduos. O líder é criativo; o chefe repete padrões. O líder assume riscos. O chefe evita problemas. O líder está motivado; o chefe precisa de elogios. O líder é carismático; o chefe, autoritário. O líder é admirado; o chefe, temido.
E o principal, para muitos: o chefe tem medo do time ser melhor que ele. Já o líder tem orgulho do time ser melhor que ele. Não dá bronca; quem faz isso é o chefe.
Portanto, líderes são pessoas normais (e não seres perfeitos) que vão acertar e errar com você, que em alguns momentos podem falhar no tom, que podem errar e julgar errado. Isso não diminui o caráter de liderança.
Na internet há várias definições de líderes, sempre de forma positiva, e assim deve ser. No entanto, às vezes colocados em patamares inalcançáveis no dia a dia. Liderar tem mais a ver com a capacidade de conduzir a todos para um mesmo resultado de forma colaborativa.
Você pode liderar sem ser chefe
Quando liderar, lidere com honestidade, sinceridade, lealdade, transparência e boa vontade. Se importe em ser uma boa pessoa, que a liderança virá automaticamente. Assim como os funcionários (agora chamados de colaboradores) têm o direito de errar, o líder também é um ser humano que errará, que não precisa ser um ser perfeito e um humano sem defeitos. Claro que não pode ser o chefe carrasco, mas é preciso um equilíbrio para que não adoeça por tanta pressão.
Enfim, a grande diferença é que um líder sabe que erra e corrige seu erro, já o chefe erra e acha que está certo, ignorando as opiniões de seus subordinados. Um chefe não cabe mais em uma empresa que preza pelo ambiente do que agora se chama ‘segurança psicológica’.
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