Pilares da educação

Pilares da educação

UNESCO é o acrônimo de “United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization”, fundada em Paris, na França, no dia 16 de novembro de 1945. No setor de Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos.

Para a educação no século XXI, ela elenca quatro pilares. Assim, o alunado aprende, na prática, o respeito, a ética, a moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo. São eles:
1 Aprender a conhecer
2 Aprender a fazer
3 Aprender a conviver
4 Aprender a ser

Em cada pilar, uma aprendizagem

No pilar Aprender a conhecer está sedimentada a ideia de que a criança deve construir seus saberes de forma ampla, de forma que os conteúdos apresentados façam sentido em suas vivências.

No pilar Aprender a fazer está o reconhecimento das capacidades individuais da pessoa. O valor maior está no aproveitamento das potencialidades.

No pilar Aprender a conviver está sedimentada a importância do convívio em harmonia e respeito. Todos devem reconhecer e respeitar as capacidades e potencialidades individuais (memória, raciocínio etc.).

No pilar Aprender a ser, foco no predicativo e no verbo. Reconhecer nossa individualidade e sua incompletude, que se molda e se constrói todos os dias. E também o que somos diante do mundo e de nossos semelhantes.

Ao lermos brevemente sobre cada pilar fica claro que a educação brasileira, seja em que esfera for, está muito longe de atingir o proposto, deixando nítido que ainda não entramos no século XXI.

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Vinicius Fernandes Batista é professor, tradutor e revisor. Um carioca que não gosta do Rio de Janeiro, mas adora a trinca de V: verdade, vinho e viagem

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